4 de maio de 2013

Microsoft encerra MSN de vez.. Saiba um pouco sobre a história do aplicativo

Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!! Aproveite para nos adicionar no Facebook, seguir no Twitter e assinar nosso Feed.

  Quem usou a internet entre 2000 a 2011 tem uma chance enorme de pelo menos uma vez na vida ter usado o MSN Messenger, que depois mudou de nome para Live Messenger. O serviço era muito usado, principalmente no Brasil, para bate-papo online e foi desativado pela Microsoft esta semana, no dia 30 de abril de 2013.

   Lançado em 1999, o serviço funcionava apenas para trocar simples mensagens de texto, isso quando você conseguia uma conexão de internet discada.Mas com o avanço da internet e favoricido por ser um produto da Microsoft, de certa forma atrelado ao Windows, o MSN ganhou força e logo foi conquistando o público.Saiba mais!!


  Pouco tempo depois, em 2001, já era possível realizar videochamadas pelo software usando uma webcam, o que impressionou muitos usuários e também era possível trocar arquivos. Estava na versão 4.6 e vinha pré-instalado no Windows XP.

   Em 2003, a versão 6.0 mudou bastante coisa, trazendo emoticons, avatares, mudança de plano de fundo e melhorias nas conversas por vídeo, que fez do MSN uma febre. Nesta época foi criado o concorrente Skype.Em 2005 a versão 7.0 trouxe os Winks, emoticons animados, GIFs animados, o que deixava muita gente brava pois travava o computador com o exagero de animações.Nessa ano a Microsoft faz um acordo com o Yahoo para unir o MSN com o Yahoo Messenger.

  Em 2006 muda-se o nome para Windows Live Messenger, porém  não pegou e continou sendo o tradicional MSN. A versão 8.0 veio com várias mudanças no visual, possibilidade de mudar as cores das janelas e mais integração com os outros serviços da Microsoft.

  Em 2008 a versão 8.5 tem um design mais parecido com o Windows Vista, trazendo poucos recursos novos como compartilhamento de vídeos e poder dar apelido aos contatos.Agora o MSN recebe um concorrente que foi um dos responsáveis pelo fim do serviço, o bate-papo do Facebook.

  Em 2011, chega o Windows Live Messenger 2011, trazendo videochamas em alta definição e integração com o Facebook , sendo possível usar o bate-papo do Facebook dentro do MSN. O novo Windows Live também podia ser usado no Xbox 360 com videochama pelo Kinect.

  Mas nesse mesmo ano uma transação bilionária da início ao fim do lendário programa, a Microsoft   compra o Skype por 8,5 bilhões de dólares. Devido ao crescimento do Skype no mundo, a Microsoft anuncia em novembro de 2012 o fim do MSN, iniciando em 2013 a migração dos usuários para o Skype, em abril deste ano as contas são integradas e agora em maio o MSN é totalmente desativado na versão em português. Na China o MSN continua ativo, o desligamento dos servidores está prevista para  2014.O Skype funciona também em várias plataformas, o MSN acabou ficando atrelado ao Windows, enquanto o Skype roda em Windows, Linux, Mac e nas plataformas móveis iOS e Android.


  Se você ficou com muita saudade do MSN, saiba que ainda é possível ressusitar o messenger, vou falar sobre isso em próximo post.

(Dados de G1 e TecMundo)


0 comentários:

Postar um comentário