27 de abril de 2013

#Dica: Como otimizar e cuidar do seu HD

Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!! Aproveite para nos adicionar no Facebook, seguir no Twitter e assinar nosso Feed.
   O disco rígido (HD) é a única peça mecânica do computador e é nele que fica guardado todos os dados dos usuários.Alguns PCs mais novos já vem com SSD, um disco sólido.Mas a maioria ainda não dispensa o HD, que consiste em um disco rodando em uma velocidade alta, que varia de 5400 rpm (rotações por minuto) a 7200 rpm, alguns até mais e uma agulha que lê os dados, semelhante os disco de vínil mesmo.Infelizmente por ser uma peça mecânica, é uma peça mais frágil e que exige atenção.
HD com a tampa de proteção aberta

Alguns cuidados com o hardware:

- Não desligue o computador pela energia, ou seja force o desligamento, só em caso de uma pane geral na máquina. Se fizer isso a agulha cai em cima do disco podendo danifica-lo. Executando o desligamento pelo sistema operacional a agulha é recolhida.No caso de HDs externos clique na opção de remover dispositivo com segurança antes de desligarr

-Evite pancadas fortes, nos desktops, notebooks ou HDs externos.No caso de notebooks, evite transportá-lo ligado ou arrasta-lo na mesa.

- Não aproxime imãs do HD pois apesar de raro pode danificar o leitor.

- Cuidado com o aquecimento, verifique se a ventilação do computador está boa. Para isso pode usar o software Speed Fan.

Desfragmentação:

   Os dados são gravados no disco em setores, quando o usuário vai gravando e apagando dados, os mesmos ficam fragmentados, fazendo com que a leitura se torne mais lenta, desgaste um pouco mais o disco e consuma mais energia.Por isso pelo menos uma vez por mês desfragmente o disco usando o desfragmentador do sistema ou algum outro software.
Demostração de como funciona o sistema de setores no disco do HD

O ScanDisk

O ScanDisk é um software interessante do Windows que procura setores defeituosos do HD e tenta repará-los, se não conseguir alerta o sistema para não usa-los Outro aplicativo muito bom é o HDD Regenarator, que desliga setores defeituosos do disco, o software pode rodar direto de um pendrive no boot, sem necessidade de sistema operacional.

Limpeza de disco

È importante também fazer a cada 7 dias uma limpeza de disco, usando a ferramenta do próprio Windows ou pelo Ccleaner. Esse processo elimina arquivos desnecessários e aumenta o desempenho do sistema.

Formatação.

Existe muita discussão a respeito da formatação do HD, se é bom, se é útil, se desgasta o disco...A formatação limpa todo o HD e recria os setores para gravar os dados. Deve ser usada quando o HD está muito "bagunçado" e o sistema estiver lento, mesmo após a limpeza de disco. A formatação é um processo que desgasta um pouco mais o disco, mas não muito mais que a gravação e leitura, por isso pode formatar sem medo. Eu recomendo para melhor desempenho e até organização a formatação pelo menos uma vez por ano.



  

0 comentários:

Postar um comentário