Nos últimos tempos apareceram vários experimentos para se criar um computador quântico, que seria mais do que revolucionário na área de computação. Basicamente o computador quântico usaria os qubits (unidade de informação que vai muito além do binário, que é utilizado atualmente) e com isso seria capaz de efetuar cálculos precisos em menor quantidade de tempo. Até o momento não temos tecnologias suficiente para criá-lo, mas com estudo e hibridismo tecnológico, seriamos capazes.
Vários cientistas europeus estão estudando e analisando uma possibilidade de criar tal tecnologia, que trabalha com a menor partícula quântica conhecida e controlável, o átomo. O problema que existe é: como prender os átomos e fazê-los funcionarem como qubits. O maior tempo que conseguiram prender o átomo foi de alguns minutos. Já temos uma solução para isso, mas é só teoria por enquanto, o uso de "fios supercondutores".
Em alguns experimentos realizados, os cientistas também acharam uma forma de usar os fios supercondutores como qubits, o que eliminaria a necessidade de prender os átomos em uma cadeia fixa. Mas aí surge outro problema, a própria natureza destrói esses fios, que forçam uma condição que não é natural.
Cientistas ao redor do mundo não param de pesquisar sobre o assunto, que seria uma grande revolução na ciência, e até no mundo inteiro. Que geraria computadores supervelozes e minúsculos. Resta esperar mais divulgações sobre a pesquisa, para chegarmos a uma conclusão. Será possível mesmo que exista um "computador quântico"?
Quer ler um artigo completo sobre o assunto? Clique aqui! (em inglês)


0 comentários:
Postar um comentário